Sexta, 22 de Outubro de 2021
71 986992979
Senado Federal Senado Federal

Para Lasier, PEC sobre o Conselho do Ministério Público reduz a sua independência

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (13), o senador Lasier Martins (Podemos-RS) criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 5/2021) que tra...

13/10/2021 19h55
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Senador Lasier Martins (Podemos-RS) espera que a Câmara dos Deputados rejeite a PEC
Senador Lasier Martins (Podemos-RS) espera que a Câmara dos Deputados rejeite a PEC

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (13), o senador Lasier Martins (Podemos-RS) criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 5/2021) que tramita na Câmara dos Deputados e pretende alterar a composição e o funcionamento do Conselho do Ministério Público. Ele considerou a proposta perigosa para aquela instituição, por reduzir a sua independência.

— O que é que se pretende com essa PEC nº 5? Esvaziar, afrouxar, reduzir o Conselho do Ministério Público. Porque não existe meia independência. Ou se é independente, ou não se é. Então, na medida em que se retiram poderes, já não é mais o Ministério Público, e se atropela a Constituição Federal, afirmou.

Para o senador gaúcho, a PEC quebra os dois maiores pilares do Ministério Público, porque permite interferência política e extingue a atuação, que atualmente é independente, dos procuradores e promotores.

Lasier Martins disse esperar que a Câmara dos Deputados rejeite, principalmente, nove itens que enfraquecem o Ministério Público e, se a PEC chegar ao Senado, que seja analisada de uma forma cuidadosa, saudável e recuperadora da autonomia do Ministério Público.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pojuca - BA
Atualizado às 16h26 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 29°

28° Sensação
19.3 km/h Vento
61.1% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias